Testosterona em mulheres – Clinica Apex

Testosterona em mulheres

De fato, quando pensamos em testosterona nas mulheres, nos vem à mente aquelas super masculinizadas e musculosas, que fazem uso abusivo de esteroides anabolizantes. Porém, muita gente ainda não sabe a importância que esse hormônio tem na vida da mulher, claro, quando em níveis ideais.

Trata-se de hormônio que todas as mulheres produzem e ele é importante para ambos os sexos. E com o passar do tempo, seus níveis sanguíneos vão diminuindo progressivamente.

O estresse, o sedentarismo, o uso de anticoncepcionais e a alimentação irregular são alguns fatores que levam à diminuição da testosterona em mulheres jovens, passando a apresentar, por exemplo, sintomas como fadiga, falta de libido, ganho de peso, dificuldade no ganho de massa muscular. Após a menopausa a produção da testosterona cai significativamente, levando a uma piora desses sintomas. Muitas vezes a mulher queixa-se de um cansaço intenso, associado a um desanimo inexplicável e até uma depressão. Passa a tomar medicações com efeito em sistema nervoso central, como antidepressivos ou ansiolíticos, e não apresentam melhoras, necessitando de doses cada vez mais altas e sem grandes mudanças. Quando na verdade seu problema maior poderia ser uma simples deficiência hormonal que deixou de ser avaliada.

A testosterona em níveis ideais traz inúmeros benefícios. A mulher se sente mais disposta no dia a dia e também para praticar atividade física, leva ao aumento da massa muscular, melhora a libido, ajuda a emagrecer, eleva capacidade de memória, tem efeito antidepressivo, efeito cardioprotetor e aumenta massa óssea. E vale ressaltar também que seu excesso/ABUSO pode apresentar sintomas em mulheres como aumento da acne, queda de cabelo, pele oleosa, alteração da voz e aumento de clitóris.