Nutrição Materno Infantil – Clinica Apex

Nutrição Materno Infantil

A nutrição materno infantil é voltada para o atendimento de mulheres que desejam engravidar, gestantes, bebês, crianças e adolescentes.

A nutrição pode influenciar na fertilidade, tanto feminina quanto masculina, por isso é necessário acompanhamento antes mesmo da gestação. Engravidar com peso adequado e exames em dia pode ser determinante no curso de uma gravidez saudável.

Durante a gestação o pré-natal nutricional é imprescindível para que as demandas energéticas e de micronutrientes do binômio mãe e bebê sejam atendidas. As suplementações quando necessárias e bem orientadas são muito bem vindas, além de orientações com relação ao aleitamento materno e alimentação no puerpério.

Para crianças e adolescentes o direcionamento na alimentação se faz necessário para prevenção de possíveis deficiências nutricionais, seletividade alimentar ou melhoria da qualidade de vida do indivíduo. A introdução alimentar bem feita, pode fazer a diferença.

O período dos 1100 dias – desde a pré-concepção (3 meses antes de engravidar), passa pela gestação, até os 2 anos de idade da criança – vem ganhando destaque nas evidências científicas como um período de suma importância na vida de qualquer ser humano. Devido à programação metabólica, esta é uma janela de oportunidade. Oportunidade de favorecer o crescimento e o desenvolvimento saudável. O conjunto de intervenções realizadas nesta fase da vida tem repercussão altamente efetiva a curto e longo prazo, na vida de modo geral do indivíduo, e possivelmente, nas gerações futuras.

Desta forma, a nutrição materno infantil trabalha principalmente com a prevenção. Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, entre outras.

Proporcionar um início de vida mais saudável é nossa obrigação. Assim, podemos fazer a diferença nesta e nas próximas gerações.